Holy Sheep

Holy Sheep
"Ovelhas santas do Rebanhão de Cristo"

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

uMa HiSTóRia SoBRe o SuRF !

Uns atribuem aos habitantes da Ilha de Uros, no Peru, que há 450 anos desafiavam o mar em balsas feitas de totora (tipo de palha), a invenção do Surf. Os pescadores peruanos ficavam de pé em cima das balsas e direcionavam-nas com os remos em direção à praia, era só um modo de voltar do trabalho.


Isso gera uma grande polêmica. Os havaianos requerem o título de inventores do Surf porque ao contrário dos peruanos eles desciam as ondas pelo simples e puro prazer de fazê-lo.


Velhos nativos do Havaí contam muitas histórias, dizem que seus ancestrais seriam descendentes dos Incas, que se aventuravam pelo Pacífico em suas enormes canoas. Outra história diz que o rei Tahito, conhecido por Moiheka, foi o primeiro polinésio surfista que chegou ao Havaí, o Surf era tido como esporte dos reis. Em 1778 quando o navegador James Cook descobriu o arquipélago, afirmou que já existiam surfistas nas ilhas. Cook considerou o surf uma atividade relaxante, mas diversos missionários protestantes desestimularam a prática do esporte.

As balsas de totora são as ancestrais da prancha, talhada em peroba por George Freeth e Duke Kahanamoku, nos primeiros anos do século 20 no Havaí.


O mundo não tinha idéia do que era o Havaí, muito menos o Surf. Entretanto nas Olimpíadas de 1912, em Estocolmo, Duke Kahanamoku ganhou uma medalha de ouro na natação quebrando o recorde mundial nos 100 m estilo livre e uma de prata no revezamento 4 x 200. Duke que fez o mundo saber que ele era um surfista da praia de Waikiki e que o surf era o ato de cavalgar as ondas do mar. Após sua vitória em Estocolmo ele introduziu o surf na América em 1913 e na Austrália em 1915, graças à sua posição de campeão olímpico. Esse cara, merecidamente, é o pai do Surf.

Dizem que os primeiros praticantes de surf no Brasil surgiram em Santos, na década de 30. Um deles foi Jua Suplicy Hafers, ex-piloto da Força Aérea Americana, que talvez tenha feito a primeira prancha no Brasil. Mas a praia do Arpoardor, Rio de Janeiro, é tida como berço do Surf brasileiro. Primeiramente, pegavam as ondas somente ajoelhado ou deitado (no estilo bodyboard) em pequenas pranchinhas de madeira. Isso em meados da década de 40. Vieram novas pessoas, novas idéias e surgiram pranchas feitas de madeira e sem quilhas, as chamadas portas de Igreja.


Nos anos 50 com a poliuretana, material mais resistente e flexível tornou as pranchas mais ágeis e rápidas. A partir daí a evolução das pranchas de surf foi um pulo até os dias de hoje. As inovações tecnológicas aprimoraram os materiais usados e as técnicas de shapear, assim temos o Surf de hoje.



Como Surgiu o Hang Loose?

Dizem que um antigo rei do Havaí tinha o costume de se arriscar nas altas ondas locais para saudar as pessoas que o assistiam na praia, ele acenava para os nativos. O que fazia a diferença é que ele tinha apenas os dedos polegar e o mínimo em uma das mãos e era com essa mão que ele acenava para a galera. A partir daí os surfistas do mundo adotaram o gesto da realeza como uma forma de cumprimento da tribo do surf.


Fonte: http://atreiro.vilabol.uol.com.br/historia.htm

Um comentário:

  1. muito style a historia mermo, Parabéns pelo post Jonatas, #TAMOJUNTO, pra qem curte o Surf, e tbm o Skate, essa semana ainda sai a Hístoria do skate, ... aguardem; fikem na PAZ!

    ResponderExcluir